Thursday, February 25, 2010

[Vídeo] Instalação do EnCase 6.15

Olá pessoal! Estou publicando hoje o primeiro de muitos vídeos no meu blog. Estes videos serão produzidos por mim e tratarão de produtos ou ferramentas utilizados nos trabalhos forenses.

Neste primeiro vídeo eu trato a instalação do EnCase 6.15 Enterprise, mas o procedimento é o mesmo para a instalação do EnCase 6.15 Forensic.

O processo da instalação é muito simples: A primeira tela do setup pergunta pelo caminho da instalação. Chamo a atenção para este passo, pois como alguns EnScripts costumam apresentar problemas de incompatibilidade em novas versões do EnCase, é uma boa prática que se mantenha pelo menos as três últimas versões da ferramenta instaladas na máquina (no meu caso, tenho a 6.13, 6.14 e agora a 6.15). Desta forma, é mais garantido que a ferramenta não vá falhar durante uma investigação. Para separar estas versões diferentes dentro do mesmo disco, você pode simplesmente incluir no caminho de instalação do EnCase, o versionamento completo do sistema. No caso do vídeo, a pasta foi renomeada de EnCase 6 para EnCase 6.15.

Após este passo é exibido o contrato de uso do sistema. Após a leitura do contrato e aceitação das cláusulas, marque o box I Agree e clique em Next.

Na próxima tela, aparecem três opções (todas já selecionadas) com itens a serem instalado. As duas primeiras são bastante óbvias (Install Help e Install File Viewers). A última opção, Install HASP Drivers, se diz respeito aos drivers do dongle (hard lock) do EnCase. Não há necessidade de alterar nenhuma opção neste passo. Mantendo as opções selecionadas, clique em Next e aguarde o término da instalação do sistema. A instalação pode demorar mais, dependendo da configuração do seu computador.

Done! Seguindo estes simples passos, a instalação do EnCase foi concluída na máquina.







No próximo vídeo, estarei demonstrando a interface de uso do EnCase. Até lá!

2 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Eras said...

Excelente iniciativa Rabelo!
Conte com o meu apoio para divulgação;

Forte abraço, Eras

Post a Comment