Wednesday, August 11, 2010

Artigo: Os "falsos" Backups

Muitas empresas tem a falsa impressão de que possuem backup das suas informações e que ao apertar um botão mágico, as informações serão recuperadas sem o menor problema. Com isso, há uma impressão de segurança muito maior do que de fato deveria. Costumo me deparar com ambientes onde o backup muitas vezes nem é realizado, ficando a cargo da sorte e do destino a disponibilidade das informações
Os backups ou cópias de segurança, devem existir para garantir que em caso de perda das informações no seu local de armazenamento original, seja possível a sua restauração com uma perda mínima ou nula. Porém, também é necessário, em caso de alteração indevida, de um documento, como por exemplo uma nova versão de uma planilha eletrônica ou documento de texto que sobregravou o anterior. A ação tão comum de apagar dados ou informações “sem querer” também deve estar coberta pelo backup.
Dessa forma, é essencial a elaboração e manutenção de um plano de backup que possa ser recuperável. Isso porquê muitos backups são feitos, e na hora que é preciso realizar a sua recuperação, é impossível.
Se desconhece muitas vezes os procedimentos para recuperá-lo como também o tempo necessário.
Um plano de backup deve cobrir todas as informações essenciais da empresa tais quais, bancos de dados, arquivos, mensagens eletrônicas, dentre outras.
Toda a sua rotina deve ser documentada e ter a restauração também testada e validada. Deve-se semanalmente similar a restauração para, de fato validar, se as cópias estão sendo realizadas corretamente, pois nestes momentos é possível que sejam feitos ajustes. O ciclo PDCA – Planejamento, Execução, Correção e Ação, é um método essencial nesse processo de elaboração e manutenção do plano de backup e restauração.
Portanto, é preciso ter cuidado com os “falsos backups” existentes dentro das empresas, que de fato, na “hora h”, podem falhar e não é preciso falar das consequências, pois cada um sabe da importância para o seu ambiente. Com isso, vale a pena que os profissionais de TI e empresários, atentem para este fato e tomem as providencias de maneira pró-ativa antes que o pior aconteça.

Rodrigo Jorge

Publicado na edição de Agosto/2010 da Informática em Revista
Copiei daqui

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