Sunday, September 26, 2010

stuxnet, o worm que pode causar danos reais

Programado para destruir ou danificar o programa nuclear iraniano, o Stuxnet chamou a atenção da comunidade de segurança por suas características únicas de design.

Hoje foi noticiado por agências internacionais que o vírus, pelo menos em parte, alcançou seu objetivo. Os iranianos acusaram o golpe como se pode ver neste relato.

O stuxnet infecta os computadores principalmente pela porta USB usando vulnerabilidades do AutoRun.inf em computadores rodando Windows. No entanto, parece que algumas variantes do Stuxnet foram feitas para atacar sistemas embarcados com capacidade específica de reprogramar FPGA e CLP. O objetivo final destas versões é conseguir causar dano físico em equipamentos fabricados pela Siemens que são usados no programa nuclear iraniano.

Uma matéria da Wired do mês de setembro especula que pode ter custado milhares de dolares o desenvolvimento do Stuxnet e que há fortes indícios que não foi feito por amadores.

A Siemens soltou um alerta sobre o assunto mas parece que o alvo do Stuxnet foi atingido. Não sabemos no entanto o tamanho do dano causado e se de fato conseguiu brecar o programa nuclear iraniano.

O pesquisador identificado como Ralph mostra em seu site que os iranianos deram a dica involuntáriamente como mostra o screenshot abaixo.


Para maiores informações, recomendo a leitra do post StuxNet: CyberWarfare existe!, pelo meu amigo Suffert.

No comments:

Post a Comment