Friday, December 10, 2010

O tiro no pé da Nissan

Há pouco tempo atrás, a Nissan iniciou uma interessante ação dentro das redes de relacionamento: a promoção Quero Trocar Meu Carro Por Esse carrão, ou conhecida apenas por Quero Esse Carrão. Essa promoção tinha como objetivo também fazer uma boa propaganda dos carros da Nissan, porque vários usuários do Facebook e do Twitter podem conferir as novidades da Nissan e se tornarem futuros compradores.


Os prêmios da promoção Nissan quero meu carrão são dois carros diferentes, e cada um deles depende de qual rede social você usar na promoção, os usuários do Facebook estão concorrendo ao um Nissan Tiida Sedan, e os usuários do microblog Twitter estão concorrendo ao carro Nissan Tiida Hatch S.

Para quem usa o Twitter, basta se cadastrar no hotsite da promoção e postar o seguinte tweet: “Se eu conseguir 44.500 retweets com esse tweet ganho um carrão. www.nissan.com.br/queromeucarrao #queromeucarrao”, assim aquele que conseguir 44.500 retweets ganhara o Tiida Hatch S. Já os usuários de Facebook devem ter uma foto segurando um panfleto do anuncio da família Nissan Tiida, aquele que conseguir 44.500 “Curtir” na foto ganhara o carrão Nissan.

Pelo Twitter, em algumas horas, um perfil conseguiu os 45 mil RTs necessários, mas tamanha mobilização em tão pouco tempo gerou algumas suspeitas.


O mais interessante é que, pela interface WEB do Twitter, é possível visualizar a "origem" do tuíte, e este veio do "Quero meu Carrão"... WTF?

Após vários protestos no Twitter contra o perfil @tca_oficial, suposto ganhador da promoção, a Nissan resolveu se pronunciar e "corrigir" a falha do regulamento, sorteando um segundo carro para o Twitter e lançando a segunda nota:

COMUNICADO



COMO A AÇÃO REALIZADA PELA NISSAN DO BRASIL “QUERO MEU CARRÃO” É UMA AÇÃO INOVADORA, QUE DISTRIBUI PRÊMIOS ATRELADOS ÀS REDES SOCIAIS, E DIANTE DE ALGUNS QUESTIONAMENTOS LEVANTADOS NO TWITTER, A NISSAN, APÓS A AUDITAGEM REALIZADA PELA ALY CONSULTING, CONTRATADA PARA ACOMPANHAR TODO O PROCESSO DA AÇÃO ESCLARECE QUE:

A) DE ACORDO COM O REGULAMENTO DA AÇÃO PROMOCIONAL, O PERFIL @TCA_OFICIAL NO TWITTER FOI O PRIMEIRO A ATINGIR OS 44.500 RT . DESSA FORMA, A PARTICIPANTE CONQUISTOU O NISSAN TIIDA HATCH.

B) O REGULAMENTO FOI COMPLEMENTADO COM A INCLUSÃO DE UM COMITÊ AUDITOR, FORMADO POR ESPECIALISTAS DA INTERNET E REPRESENTANTES DA NISSAN E DAS EMPRESAS ORGANIZADORAS DA PROMOÇÃO.

O COMITÊ AUDITOR AVALIARÁ TODOS OS CASOS E DÚVIDAS QUE EVENTUALMENTE VENHAM A OCORRER NAS REDES SOCIAIS E TEM DECISÃO SOBERANA PARA DECIDIR DENTRO DO REGULAMENTO PROPOSTO. MEMBROS DO COMITÊ AUDITOR:

EDEN WIEDEMAN (@REALEDEN)
FLÁVIA PENIDO (@LADYRASTRA)
BRUNO BUCALLON (@OESTAGIARIO)
LILINE FERRARI (@LILIANEFERRARI)
CARLOS MURILO MORENO – DIRETOR DE MARKETING DA NISSAN DO BRASIL
MAURY TOGNOLO – DIRETOR DE ATENDIMENTO DA ID/TBWA
WALID ALY – AUDITOR INDEPENDENTE DA ALY CONSULTING
FABIO CHIORINI – XPRESS COMUNICAÇÃO

C) REAFIRMANDO SEU COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA E A SUA CRENÇA NA IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS, A NISSAN COLOCARÁ UM SEGUNDO CARRO NA PROMOÇÃO PARA O 2º PARTICIPANTE QUE ATINGIR 44.500 RT NO TWITTER OU TIVER O MAIOR NÚMERO DE RETWEETS AO FINAL DA AÇÃO, QUE SERÁ NO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 2010.

A AÇÃO “QUERO MEU CARRÃO” NO FACEBOOK AINDA NÃO TEM UM GANHADOR E CONTINUA VÁLIDA ATÁ QUE UM PARTICIPANTE ALCANCE 44.500 “CURTIR” OU TENHA MAIS REGISTROS NESTE ÍCONE, CONFORME O REGULAMENTO.

CONTINUE PARTICIPANDO!
BOA SORTE!

NISSAN DO BRASIL
Os highlights foram por minha conta... 

Parabéns ao ganhador da promoção! Encontrou um "bug" no regulamento da promoção, usou um script para faturar e a Nissan irá entregar seu carro! [SARCASM mode=on]

Após a ação, a Nissan liberou a versão 1.1 do regulamento, para garantir que novas falcatruas não sejam utilizadas...

Se o objetivo da Nissan era agitar as redes sociais, ela atingiu o objetivo com esta ação. A falha da Nissan, na minha humilde opinião, foi desconhecer as redes sociais a ponto de não conseguir prever que scripts de Twitter são velhos conhecidos da comunidade. Talvez não a Nissan, mas a equipe responsável por esta ação de marketing, por tentarem inovar e utilizar uma mídia ainda pouco explorada....

No momento em que eu escrevo este post, o perfil @tca_oficial estava suspenso no Twitter.

2 comments:

Marcela Luiza said...

Muito interessante esse blog, gostei muito do posto, vou começar a fazer segurança da informçaão pelo Iesb aqui em Brasília e sempre que posso visitos sites e blogs como este para estar por dentro das informações e discussões acerca do tema, muito bom mesmo. Parabéns pelo blog.

Luiz Rabelo said...

Muito obrigado, Marcela!

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