Tuesday, March 1, 2011

Malware para usuários de OS X

Até parece que foi ontem.. E foi mesmo =)

Enquanto falávamos da segurança do OS X aqui no blog,  pesquisadores da empresa de segurança Sophos identificaram um novo malware que visa usuários deste sistema.

Identificado como BlackHole RAT, o malware é um cavalo de troia e é uma variante de um conhecido trojan para Windows, o darkComet.




A Sophos, porém, reconhece o malware pelo nome de “OSX/MusMinim-A”, pois o nome BlackHole já é utilizado por uma aplicação legítima para Mac, responsável por melhorar a segurança nos computadores da Apple.

De acordo com a Sophos, o MusMinim é um trojan básico, mas ainda se encontra em desenvolvimento, aparentando usar uma interface mista em inglês e alemão.

Entre as funções do trojan estão inserir arquivos de texto no desktop, enviar comandos de reiniciar e desligar, executar comandos, inserir mensagem em tela cheia que só desaparece ao clicar no botão reiniciar, entre outros.



O trojan pode ser instalado na máquina da vítima ao utilizar alguma vulnerabilidade do browser, plug-ins ou aplicações. O uso de softwares piratas e download em sites torrent também estão entre as causas da propagação do malware.

A empresa recomenda que os usuários infectados tentem realizar uma varredura na máquina, e que atualize os programas instalados em seu Mac OS X. Confira vídeo que exibe o malware em ação:






Via InfoExame.



[Update 01/03/11]:  A Apple já está trabalhando para sustentar o título de SO mais seguro e está convocando especialistas em segurança para examinar Mac OS X Lion. Maiores informações aqui.

No comments:

Post a Comment