Friday, June 3, 2011

Compras Coletivas: e quando o site "fura o olho" do fornecedor da oferta?


A comScore divulgou os resultados de um estudo sobre o mercado de cupons de desconto na América Latina. Segundo a pesquisa, Brasil, Argentina e Chile são os países com maior visitação nos sites de compras coletivas no mês de abril, com mais de 10% dos internautas ativos.



Na América Latina, 11,6 milhões de usuários visitaram ao menos um site de compras coletivas em abril, ou 10% da população online na região. O Brasil teve o maior alcance de visitantes para a categoria, com 16,1%, audiência total de 6,8 milhões de visitantes.

O Groupon, líder entre os sites de cupons na América Latina, teve 4,8 milhões de visitantes. No Brasil, a audiência foi de 2,5 milhões de visitantes, alcançando 6% dos usuários on-line. O Groupalia foi o segundo maior site, com quase 2,3 milhões de visitantes.

O Brasil, segundo a pesquisa, tem um mercado de cupons mais maduro se comparado a outros países da região, e por isso teve sites de compras coletivas locais em altas posições do ranking (entre eles o Peixe Urbano, Clickon e Apontaofertas, todos com mais de um milhão de visitantes em abril).

Mesmo assim, algumas coisas ainda precisam amadurecer... Estes números são um grande atrativos para os pequenos empreendedores, que, sem experiência, acabam prejudicando o setor que está em plena expansão!

Recentemente chegou até mim um e-mail inusitado onde, diferente das situações anteriores, onde o produto/serviço era adiquirido mas não era entregue. Desta vez, o serviço foi adquirido, entregue, mas não foi pago pelo site de compras coletivas: A pessoa responsável pelo salão de beleza (Sabrina), após muito esperar pelo pagamento dos serviços pelo pessoal do site, resolveu "chutar o pau da barraca" e enviou um e-mail para os que adiquiriram os cupons dizendo que, por falta de pagamento, a promoção estava suspensa. Muito justo!

Clique para ampliar.


A fim de preservar a identidade das pessoas envolvidas, os dados foram removidos, mas o conteúdo do e-mail permanece fiel ao original. 

Vou acompanhar o caso para ver se esta situação chega a uma solução amigável. Esta foi a primeira vez que vejo uma situação como esta. Em outras ocasiões que tenho conhecimento, o produto comprado nem é entregue...

No comments:

Post a Comment