Wednesday, August 17, 2011

"Hacker é bandido", diz diretor de Segurança da Informação da Presidência

[update 17/08]


Andei pensando na declaração dada pelo Sr. Mandarino e cheguei a algumas conclusões:

  • Já não cabe mais tentar argumentar a diferença entre hacker e cracker, a mídia já criou esta imagem do hacker malvado, hacker defacer, hacker cracker.... É uma batalha perdida, sem mais #mimimi...
  • O Sr. Mandarino, com todo o conhecimento de causa que lhe cabe, generalizou demais... É como dizer que todo político é safado. Bem, sabemos que não é beeeem assim...
  • A declaração do Sr. Mandarino gerou uma repercussão incrível no meio de SegInfo...
  • Achei muito interessante o artigo de Sílvio Teles, publicado no jornal O Globo. com o tema "Os hackers são bandidos?" Detalhe, este artigo foi publicado dia 24/06/2011 e explora muito bem o tema que estamos discutindo.
  • A mídia exagera e isso é um fato. A mídia precisa de chamar atenção do público, e um título deste gera publicidade! A mídia sabe fazer bem este jogo... Lembrei-me do episódio recente da Playboy onde uma frase, totalmente fora do contexto, gerou muita polêmica em cima da Sandy.
  • Por fim, como não participei do SegInfo 2011, não tenho informações suficientes para opinar sobre o tema. Apenas divulgo aqui a reportagem original (sensacionalista?) da IDG Now! e outras informações pertinentes ao ocorrido   =)

_______________________
[Post Original - 16/08]


Declaração do diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete da Segurança da Presidência da República, sr. Raphael Mandarino, demonstra, na minha opinião, uma certa falta de conhecimento técnico. O cara estava lá no SegInfo 2011, no Rio de Janeiro, e soltou esta pérola sobre os black hats generalizando tudo, como se white hat / ethical hacker fossem "bandidos"... 


O mesmo cara que estava falando sobre o uso do STUXNET como arma militar...


Ai, sr. Raphael, MAGOEI   =(



“Eu continuo com a minha posição: hacker é bandido”. A polêmica declaração é do diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Raphael Mandarino. 
A afirmação, divulgada em vídeo publicada pelo site Convergência Digital, foi feita na última sexta-feira (12/08), no Rio de Janeiro, durante o evento de segurança digital Seginfo 2011, e serviu como resposta ao ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que, em junho, disse que o Governo poderia procurar a comunidade hacker em busca de ajuda na segurança cibernética do País. 

Leia a reportagem completa do IDG Now! em 4n6.cc/zEkzu

No comments:

Post a Comment