Tuesday, August 9, 2011

[Lisandra Golba] Voce esta sendo tagueado! A privacidade acabou??!!

Reproduzo aqui o excelente artigo escrito por Lisandra Golba, transcrito do original disponível em seu site: 4n6.cc/S9Bkf

Vale muito a leitura!





Você não é usuário de redes sociais, (se você for assim me liga, ainda não conheço gente assim), usa o computador apenas para editar textos e alguma pesquisa na web. De maneira geral você optou pela reclusão social. tudo para manter sua vida com privacidade. E assim você permanece por um bom tempo. Acreditando que por não expressar sua opinião em lugar algum você também acredita que o conteúdo esta chegando livre de filtros a respeito do que você pensa sobre as coisas.
Passado algum tempo o conteúdo começa a perder a imparcialidade, ou podemos assim dizer, começa a ficar sempre com a mesma cara, com o mesmo tom. Você passa a observar um mundo monocromático o que pode provocar a sensação de que a idéia contraria não existe. A multipluralidade passa a ser nula, ao menos ilusoriamente, ou ao menos, para os seus olhos.

O que terá ocorrido para que isso aconteça?
Resposta => Você esta sendo monitorado. Não acredita? Veja o vídeo abaixo em que Eli Pariser apresentou no TED as peculiaridades da vida conectada e a total impossibilidade de privacidade. Eli que lançou em maio desse ano The Filter Bubble: What The Internet is Hiding From You ,alguma coisa como “A bolha-filtro: O que a internet está escondendo de você”


No mundo atual em que o individuo multitarefa torna-se cada vez mais necessário e que a globalização nos empurra para o mundo da diversidade, pensar que as informações estão sendo selecionadas de forma invisível e algorítmica por outrem é extremamente contraditória e contra produtivo. E pior ainda, INVASIVO.

"O atual reconhecimento da importância da diversidade como um valor central é resultado da progressiva tomada de consciência em relação à globalização e da crescente atenção dada à natureza interconectada das questões culturais, políticas, econômicas e sociais em um mundo encolhido." (Lins Ribeiro, Gustavo)
ainda,
"...nem as sociedades, nem as culturas devem ser vistas como dadas, integradas por alguma essência interna, um fundamento organizacional, ou um plano mestre. Antes, grupos culturais e grupos de grupos, estão em contínua construção, desconstrução e reconstrução, sob o impacto de processos múltiplos que operam em amplos campos de conexões sócio-culturais "(Wolf, 2001: 313).

Realmente é muito confortável viver em um mundo alheio ao adverso, mas devemos lembrar que, necessitamos ser expostos ao diverso e a informações que podem nos desafiar e a ampliar a visão do mundo.


Você ainda acredita em privacidade?

VOCÊ JA USOU O GOOGLE HOJE?

FONTES:LINS RIBEIRO, Gustavo. Avá (Posadas) [online]. 2009, n.15 [citado  2011-07-28], pp. 00-00 . Disponible en: .ISSN 1851-1694.
 Wolf, E. R. 2001. "Culture. Panacea or problem?" In: Pathways of Power. Building an Anthropology of the Modern World.Berkeley: University of California Press. Pp. 307-319.



Este artigo está disponível em http://www.cybercomportamento.com/2011/08/voce-nao-e-usuario-de-redes-sociais-se.html

No comments:

Post a Comment