Monday, May 7, 2012

Vazam fotos de Carolina Dieckmann nua

Uma série de fotos que retratam a atriz Carolina Dieckmann nua cairam na internet na tarde da sexta-feira dia 04/05. O assunto rapidamente virou trending topic no Twitter. Em uma das fotos, a atriz posa sentada em um vaso sanitário. Em outra, está deitada numa banheira, coberta por água. Ela usa o próprio celular para fazer algumas das imagens. Em outras, é clicada por outra pessoa, que não aparece.


O advogado da atriz Carolina Dieckmann, Antonio Carlos Almeida Castro, conhecido como Kakay, informou que um inquérito será aberto na Polícia Civil nesta segunda-feira, dia 7/mai, para investigar o vazamento de fotos íntimas da atriz. Segundo ele, Dieckmann prestará depoimento e entregará seu computador para perícia na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), no Rio de Janeiro.

O conteúdo estava publicado em um domínio da Inglaterra, o qual foi contatado pelo advogado, que solicitou a retirada do material. "Eles alegam que precisamos comprovar a autoria das imagens para que as fotos sejam retiradas do site. É comum nesses sites de conteúdo pornográfico a hospedagem em outros países", afirmou. Hoje, dia 7/mai, o conteúdo já não está mais disponível.

Apesar de afirmar que não existem suspeitas sobre o vazamento das imagens, Castro confirmou que o computador da atriz passou por manutenção em uma autorizada Apple há pouco tempo e que o conteúdo pode ter sido copiado.

Carolina Dieckmann vinha sendo chantageada há cerca de um mês, por e-mail. As mensagens cobravam da atriz o valor de R$ 10 mil para que as imagens não fossem divulgadas. O advogado colocou Carolina em contato com autoridades de segurança do Estado. Sem alarde, tentou-se armar um flagrante. Orientada, a atriz simulou concordância. Após a troca de mensagens, o autor da tentativa de extorsão ficou de marcar a hora e o local onde o pagamento seria feito. Para surpresa de Carolina e das pessoas que lhe guiavam os passos, as fotos foram intespetivamente levadas à internet na última sexta-feira (4/mai). Frustrou-se, assim, o almejado flagrante.

O caso será registrado nas áreas cível e criminal. De acordo com o advogado, a atriz pedirá na justiça reparação por danos a sua imagem, assim que o culpado for identificado. Além disso, Castro pedirá uma liminar para impedir a publicação das fotos sob pena de multa diária. Na área criminal, o caso será enquadrado como furto e tentativa de extorsão, já que não há na legislação brasileira a tipificação de crimes virtuais.

"Não existe uma legislação forte e específica para este tipo de crime. Existem muitos projetos tramitando, mas ainda estamos muito atrasados em relação a isso", afirmou o advogado. "É preciso ter seriedade sobre essa questão. É uma exposição excessiva da imagem, inclusive de seu filho. Ela quer preservar sua intimidade e os direitos de sua família."

Maiores informações: Estadão

Update 07/05 16:52

Alguns órgãos de imprensa estão tentando relacionar o ocorrido com a atriz Carolina Dieckmann com os casos semelhantes envolvendo as atrizes Scarlett Johansson e Mila Kunis, onde crackers obtiveram acesso não autorizado a conta de e-mail contendo fotos da intimidade das atrizes.

Pelas informações já divulgadas até o momento, aparentemente a atriz brasileira foi vítima de técnicos de uma empresa de manutenção quando seu computador foi levado para reparos, E NÃO DE CRACKERS.

Update 07/05 17:23

Direto da coluna de Ancelmo Gois, para o jornal O Globo:


Há duas semanas, Carolina Dieckmann levou seu computador, onde estavam as tais fotos íntimas, para conserto numa loja Mac [sic]. É apenas hipótese. Mas a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, que hoje ouve a atriz, investiga se algum funcionário copiou as fotos, objeto de chantagem.

Update 09/05 17:44


Mais uma da coluna de Ancelmo Gois, para o jornal O Globo:

Perdeu fôlego a hipótese de que Carolina Dieckmann teve suas fotos íntimas surrupiadas na MacStore do shopping Downtown, na Barra, aonde levou seu computador para conserto. A polícia, que já ouviu a empresa, aposta agora em outra linha de investigação.

Update 13/05 23:58


Segundo [o delegado Gilson] Perdigão, um dos crackers enviou para o email de Carolina [Dieckmann] uma mensagem com códigos maliciosos. Como a atriz clicou no arquivo anexo, seu computador, um MacBook, acabou infectado. Os crackers, então, conseguiram a senha do email pessoal de Carolina.

A atriz teria sido vítima de um cavalo de Troia para Mac, o qual provavelmente permitiu a instalação de um keylogger da vida e o roubo da sua senha de email, onde foram então encontradas as suas fotos. Conforme contamos há alguns dias, a polícia inocentou a assistência técnica autorizada Apple de participação no crime. [Fonte: INFO]

Update 16/05 16:00

Excelente artigo do meu amigo Sandro Suffert sobre o caso Carolina Dieckann: http://sseguranca.blogspot.com.br/2012/05/hackerazzi-carolina-dickmann.html. O que realmente aconteceu. Recomendo muito a leitura do artigo!

Update 28/05 12:25

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã desta segunda-feira (28) em Carapicuíba, na Grande São Paulo, suspeito de ter invadido o site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e publicar fotos da atriz Carolina Dieckmann nua. As imagens foram colocadas na página principal do site em 15 de maio. Maiores informações em http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/adolescente-e-suspeito-de-invadir-site-da-cetesb-diz-policia.html

No comments:

Post a Comment